18 maio 2011
11 maio 2011
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA EM SALVATERRA - PA
O Projeto Mangue da Literatura esteve em Salvaterra Ilha de Marajó ministrando 03 oficinas de contação de história e escrita criativa para professores e educadores populares. As atividades somaram um publico de mais de 200 pessoas participando. Após as oficinas foi realizado a exposição dos produtos com ´contação de história em suas mais diversas formas.
16 abril 2011
Contação de Hiatória e Escrita Criativa em Buriti Bravo - MA
Aconteceu no Território da Cidadania de Cocais, cidade de Buriti Bravo - MA, mais uma oficina de contação de história e escrita criativa com a participação de professores e educadores populares da zona rural. A oficina foi um momento de interação entre os professores e a oportunidade para conhecerem os autores brasileiros da literatura infanto juvenil. Além da roda de leitura, contação de história e escrita criativa foram produzidos os instrumentos de contação de história.
24 fevereiro 2011
Contação de História e Escrita Criativa - II
Contação de História e Escrita Criativa
O projeto Mangue da Literatura inicia as oficinas de contação de história e escrita criativa no Território da Cidadania da Ilha de Marajó - Pará, nos municípios de Soure e Salvaterra. As oficinas possibilitam a socialização do imaginário popular e o registro da memória cultural do povo marajoara e sua herança afroíndigena, no dizer do Professor Agenor Sarraf. É um momento de interação de educadores das diversas localidades rurais, onde é possivel a importancia da oralidade e sua relevancia na afirmação da identidade do cabloco marajoara, e, como é possivel aliar ensino e imaginário para a transformação do saber em conhecimento. os grupos formados criam e reelaboram as visagens, lendas e mitos locais e regionais e, ainda produzem livros artesanais.
25 janeiro 2011
Mangue da Literatura
Mangue da Literatura é um projeto de Circulação da Literatura Brasileira selecionado pelo Edital de Circulação Literária da Fundação Nacional das Artes - FUNARTE. O objetivo é fazer circular a literatura nacional e regional através de Oficinas de Contação de História e Escrita Criativa para professores e educadores populares da zona rural do Território da Cidadania do Marajó - PA /Soure e Salvaterra e do Território da Cidadania de Cocais - MA/ Buriti Bravo. Após a execução das oficinas no territórios já citados será realizada a exposição estante itinerante que circulará nos locais onde ocorreram as oficinas e outros municipios da Ilha de Marajó. Espera-se que com o projeto elevar o conhecimento sobre a produção da literatura nacional voltada para o público infanto juvenil e promover o protagonismo cultural.
Assinar:
Postagens (Atom)